Enxoval – não íamos comprar, mas acabamos usando

Em função de a Teresa ter nascido prematura, acabamos usando coisas que pensávamos simplesmente ignorar na lista do enxoval:

Teresa tomando banho de banheira. Ela ainda não cabe na Tummy tub!

– banheira “normal”: nossa ideia era usar só a Tummy Tub, aquela em formato de balde. Mas como a Teresa nasceu muito pequenininha, achamos que não seria viável. Realmente, até hoje ela ainda não cabe na Tummy Tub (mas nós já temos uma e estamos esperando o momento de usá-la!). A Rachel, que é fisioterapeuta, mãe de prematuro e companheira de UTI Neo, recomenda que nunca se use a Tummy Tub com bebês recém-nascidos, porque o pescocinho deles é muito mole!

O moisés foi a caminha favorita da Tetê nos primeiros 15 dias. Nessa época, ela ainda nem cabia direito no bebê conforto!

– moisés: muita gente me disse que o moisés era desnecessário, que o bebê conforto cumpre função semelhante. O problema é que, no começo, a Tetê não cabia no bebê conforto, nem com a almofadinha de recém-nascido! Sobrava muito espaço e a cabeça dela caía. A Camis emprestou o bebê conforto e foi muito útil. Porque aí a Maitê dormia no nosso quarto, bem quentinha, numa caminha. Essa almofadinha lilás que vocês estão vendo é o aconcheguinho. É como aquelas de carro. serve para reduzir o espaço vazio no berço (neném não gosta de espaço sobrando). Agora que a Maitê dorme na minhoca, usamos o aconcheguinho no trocador, para a cabeça dela ficar um pouco mais alta na hora de trocar a fralda e, com isso, evitar mais golfadas.

tapete de atividades: eu queria comprar, mas me disseram que era útil por pouco tempo. Aí a Teresoca nasceu prematura e a Ana Paula me emprestou. É ótimo para a neném, ela curte ficar lá e ainda funciona como fisioterapia. A Ana disse que realmente a AnaLu não usou muito tempo, mas que valeu a pena!

– fraldas RN: essas eu acho que só deve comprar quem realmente tiver o bebê muito pequenininho. Porque a partir de 3 kg a fralda P já é o tamanho certo. Na verdade, a Maitê usou a fralda P durante todo o primeiro mês de vida, porque é o tamanho padrão do hospital, ou seja, nem para ela, tão pequena, a RN era indispensável. Acabamos herdando fraldas RN de um monte de amiguinhos, o que prova que, para a maioria das crianças, elas são desnecessárias.

– bolsa térmica em formato de lancheira: até agora, usamos para levar leite para o banco de leite. Mas no futuro, será útil também para levar papinhas, suquinhos e afins.

– termômetros de banho e de ambiente: como neném prematuro guarda menos calor do corpo, com esses instrumentos sabemos com mais precisão se a água do banho está numa temperatura adequada, assim como podemos medir a temperatura do ambiente e abrir ou fechar janelas quando necessário. O termômetro digital nós não compramos. Usamos o nosso mesmo, de mercúrio, quando precisamos medir a temperatura do corpo da Tetê.

– bolsa de ervas: a Bivy emprestou uma, em formato de ovelhinha, que utilizamos quente sempre que a Tetê tem cólicas. É tiro e queda!

– para desentupir o nariz: Nosefrida, como falamos aqui. E também soro fisiológico, conta-gotas, inalador e umidificador de ar quente. Considero todos eles indispensáveis! Risos. É importante registrar que o soro no conta-gotas é mais eficiente para desentupir o nariz do que o Salsep e outros jatinhos de soro.

E por falar nisso: o pediatra recomendou deixar uma frestinha de ar entrando no quarto da Maitê durante a noite para renovar o ar. Com isso e o umidificador quente, as noites têm sido mais tranquilas, mas o nariz continua entupido.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

7 respostas para Enxoval – não íamos comprar, mas acabamos usando

  1. lia disse:

    Tapete de atividades é tudo de bom! A Emília amava! E usou um tempão, até depois de aprender a sentar ela continuava usando.

  2. Rachel Blank disse:

    Oi Lidia, acabei de ver foto recente da Tete, ela está cada dia mais linda. E aí como vcs estão, e a Teresa está mais esperta pelo que li, pegando bem o seio fiquei muito feliz. Precisamos marcar de nos encontrar para vermos os filhotes uma da outra né.
    Um super beijo para vcs, um bem especial na Maria Teresa

    • lidianeves disse:

      Oi, querida! Vamos combinar, sim! Estava mesmo querendo saber notícias do Arthur…
      Nós estaremos direto por aqui no final do ano!
      Viu o post sobre estimulação precoce grátis pra prematuros?
      bjs

  3. juliana dias disse:

    Olá querida, não nos conhecemos, mas tomei a liberdade de comentar aqui no seu blog, sobre o Tummy Tub, pois nós usamos na UTI neo que trabalho e na verdade em diversas UTI´s para Rn prematuros, inclusive para permitir o maior controle do centro respiratório. Da coordenação, até com bebês entubados. Desculpe o abuso. Mas como fisioterapeuta neonatal não pude resistir em lhe dar essa dica. Rsrs Beijoos, sua filha é linda.

  4. lidianeves disse:

    Excelente, Juliana! obrigada!

  5. tamires disse:

    Por favor, o moises é bom pra bebe? n machuca as costas deles? tenho medo, até quantos meses vc usou o moises? como devo compra-lo? em relação ao colchão e a densidade dele? n sei nada dessas coisas poderia me ajudar? a bebe nasce essa semana

    • lidianeves disse:

      Desculpe, demorei para responder!
      Usei 3 moisés diferentes. No máximo por 2 meses.
      Não é essencial se você tiver um carrinho bem confortável…
      Esse negócio de densidade eu não sei… Se for muito duro, você pode colocar um cobertor embaixo, ou um acolchoado.

      Parabéns pelo seu bebê! Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s