Estimulação precoce GRÁTIS no GDF e reflexões sobre o crescimento

Estimulação precoce com a tia fisio Thais!

A Andressa, mãe do Vitor, que foram nossos companheiros de UTI Neo, passou uma dica que eu considero valiosíssima  gostaria de compartilhar com outras mães (e pais, por supuesto!) de prematuros que moram em Brasília:

Existe um serviço gratuito de estimulação precoce de prematuros aqui em Brasília! Isso serve para ajudar o desenvolvimento físico-motor, intelectual e afetivo da criança e do bebê. Para prematuros, é uma forma de ajudá-lo a chegar à sua idade real (de nascimento) e superar de vez a idade corrigida (a da barriga).

Fisioterapia - oração, com a tia fisio Lu

A Andressa foi lá pessoalmente verificar como funciona: “a equipe é super preparada e o local é muito agradável e higiênico. O programa propõe um acompanhamento até os 3 anos e 11 meses da criança, voltado para a estimulação motora, afetiva, pedagógica, visual, auditiva, etc. As matrículas para o ano que vem começam em janeiro. Eles fazem uma avaliaçao do bebê e iniciam o acompanhamento que, inicialmente, é individual (apenas a mãe, o bebê e a professora), uma vez por semana”. Depois, passa a 2 vezes por semana, quando o bebê já está maiorzinho.

Eu vou fazer a matrícula da Maria Teresa! Ela fazia estimulação precoce no hospital, com as fisioterapeutas, mas na alta do hospital, disseram que ela não precisaria mais, mas como é algo que é bom, ajuda, e ainda tem esse que é público e ótimo, pelo que a Andressa contou, pretendo fazer.

As matrículas acontecem entre 3 e 14 de janeiro – a escola mais perto da minha casa é a da 303 sul, não sei se tem outras, perguntei pra assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do GDF e se eles me responderem, coloco aqui.

ATUALIZANDO: O programa não é só para prematuros, mas para todas as crianças que nascem com alguma deficiência. Podem participar bebês desde prematuros até crianças de 3 anos e 11 meses. Além da unidade da 303 sul, no Plano Piloto, todas as regionais de ensino (das cidades satélites) também têm este programa.

Para se matricular, são necessários os seguintes documentos:
– certidão de nascimento
– comprovante de residência
– encaminhamento do pediatra para o programa de estimulação precoce
– cartão de vacina

Para mais informações, podem ligar na própria escola da 303 sul: 61 3901 2611. Ou com a Secretaria de Educação do DF.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Mudando totalmente de assunto – reflexões sobre o crescimento:

Maitê,

Com 2 meses e 10 dias e quase 3 kg! Interativa com as mãos, como sempre.

Ontem você se vacinou de novo (2a dose de Hepatite B) e, no mesmo dia, apareceu com uma secreção amarela no olho. Com isso, te levamos no pediatra para ver se era conjuntivite (já pensou? sua primeira doença fora do hospital ser da especialidade do vovô Jorge? Que ironia, né? Casa de ferreiro, espeto de pau. Mas está tudo bem com você… seu olho já tá bem melhor hoje e pode ser que seja só uma gripe generalizada).

Fato é que o pediatra te pesou e mediu de novo e você está com 2,970 kg e 49 cm! Engordou 270 g em 9 dias! Ou seja, 30 g por dia e, portanto, hoje você estaria com 3 kg! (Parênteses: contei pro pediatra que continuei em livre demanda. Ele falou: “muito bem! Sua filha está crescendo que é uma beleza!”. Conclusão: ainda bem que eu não segui a dica dele… hahaha)

Tetê e sua amiga Marília, um mês mais nova, no berçário da igreja (e eu e a Rosana... afinal, nós somos mais do que a fonte do alimento dessas belezuras!)

Tenho refletido sobre o seu crescimento. Você é uma bebezinha muito gostosa, pegar um neném levinho é uma delícia. As crianças veem você pequenininha e te acham linda! “Parece uma bonequinha!”, dizem as que sabem falar. As outras ficam só te olhando ou tentam pegar. Isso sem contar os adultos, né? Mas desses eu não vou nem falar! Eles que falem nos comentários!

Estou muito feliz que você está bem, está crescendo, se desenvolvendo. Vejo

Maria Teresa e Mateus, com os papis Dani & Lidia, Sérgio & Jana (a caminho da Bahia). Mateus é 16 dias mais novo que a Tetê

que minha dedicação a toda essa sua mamação tá valendo a pena. Você está se desenvolvendo lindamente. Mas ao mesmo tempo, acho tão gostoso pegar você pequenininha, que queria que você entrasse pra terra do Peter Pan e não crescesse nunca! Ok, sei que isso não é possível, por isso cada vez mais procuro curtir cada momento, te fazer muitos carinhos, dar muitos beijos e te amassar tudo o que eu posso! Seu pai faz a mesma coisa… rsrs. E você adora!

Tetê e Catarina (na barriga da Tia Illa), no chá da Catarina. Que, aliás, foi o primeiro evento social da bebê: tia Yara a pegou na entrada e saiu desfilando com ela pela casa, toda sorridente! Só me restou entrar lenta e discretamente depois, dizendo: "olá, muito prazer, sou a mãe da Teresa, mas eu até tenho um nome, que é Lidia!"

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Estimulação precoce GRÁTIS no GDF e reflexões sobre o crescimento

  1. Illa disse:

    Lídia,
    estamos muito felizes com o desenvolvimento da Teresa…
    É impressionante como deixamos de ter nome quando nos tornamos mãe…. eu sou a mãe do Teo… e em breve do Teo e da Catarina…. hhehehe
    Fiquei muito honrada com a presença da Teresa e da mãe da Teresa no chá da Catarina.
    bjo

  2. ANA PAULA disse:

    Li, Primeiro PARABENS pra Teresoca que continua crescendo sem parar….. rs
    Depois quero dizer que a estimulação É TUDOOOOOOOOOO. Vc sabe que a AnaLu fez fisio desde os seus 790gr….. bem pequenina, e que depois de tanta dedicação dela e da fisio (que era OTIMA) largamos a tal da “idade corrigida” bem antes do que imaginávamos, pois como ela nasceu mto pequena e com 29 semanas, a expectativa era que andasse com 1 ano e 6 meses (+ou-) e eis que a pequena andou com 1 ano e 2 meses, ou seja, com menos de 1 ano de corrigida e TOTALMENTE dentro do normal para os bebes que nascem a termo. Sou SUPER A FAVOR (como ja havia te falado) deste “plus” de estimulo para nossas pequenas. Faça sim a matricula da Tetê e tenho CERTEZA que será OTIMO pra vcs 2. vc vai ver!!!!
    Bjo grande!!! meu e da AnaLu…

  3. Ligia disse:

    Orgulhem-se mesmo, Dani e Lidia! Vocês são pessoas muito especiais e não canso de me admirar em como enfrentaram com bravura e alegria estes primeiros tempos de nenê pequetinho. Parabéns pra vocês! Uma beijoca pros três da Cora sapeca, gorducha e comilona – e, claro, dos seus pais.
    P.S. Adorei ver Jana, Sérgio e Mateus juntinhos de vocês, todo mundo celebrando!

  4. eu até tenho um nome, que é Lidia!” – muito bom!
    ô mamãe lidia, sua filha é pura belezura!

  5. Tia Helô disse:

    Tete querida,
    A titia tá morrendo de saudades de vc!!! Não vejo a hora de te pegar, apertar, morder e te encher de carinho!!!
    Beijinhos

  6. gisele disse:

    Olá… Meu filho tb é prematuro e me indicaram fazer a estimulação… Estou tentando ligar na escola da 303 sul e ninguém atende… Alguém sabe me dizer se mudaram o número ou se tem outro? Preciso muito entrar em contato com eles. Grata Gisele

  7. Daniela disse:

    Por favor, aonde procurar estimulação precoce pelo GDF? Obrigada!

Deixe um comentário

