Cinematerna

Tetê e mamãe adoraram o Cinematerna!

Gente! Ontem eu e a Tetê fomos ao cinema! Isso mesmo, só nós 2! Quer dizer, nós 2 e mais algumas dezenas de mamães (e papais) com seus bebês.

O Dani tinha que trabalhar, e portanto, só teve a oportunidade de nos levar até a porta e seguir para o trabalho, porque a sessão era às 14h… foi demais!

A Tetê se comportou super bem. Levei-a no bebê conforto, ela chegou dormindo e assim ficou alguns minutinhos. Acordou calminha e mamou (gente! ela não mama mais uma hora seguida todas as vezes! agora 20 minutos costumam ser suficientes). Depois troquei a fralda e ela dormiu a segunda hora de filme inteira. Para comemorar, tomei um sorvete sem leite (sim, leite dá cólicas na coitada, está cortado da dieta) e ela, tomou leite sem sorvete. E depois, voltamos pra casa de táxi.

Essa iniciativa da sessão de cinema para famílias de bebês, chamada Cinematerna, está entre as melhores coisas que já inventaram para mães e seus bebês! Nessa sessão, só entram famílias de bebês até 18 meses. Está permitido chorar com moderação, amamentar, trocar fraldas (tem um trocador, ou melhor, 2, lá embaixo, de frente pra telona. Eles dão um forro pro trocador, fraldas, lencinhos umidecidos e tudo mais que você precisar! é só descer com o bebê, de mãos abanando, que dá tudo certo! E ainda a coordenadora do Cinematerna exerce o papel de lanterninha, iluminando e indicando os cocôs que estão ficando pra trás no trabalho de limpeza).

O ar condicionado é mais fraco e a sala é um pouco menos escura do que o normal. O filme que nós vimos foi Entrando numa Fria Maior Ainda em Família. Nada de mais, divertidinho. Mas é assim mesmo que tem que ser para ser eclética e agradar todas as mães! (convenhamos, eu não estou disposta a grandes digressões intelectuais, filmes bobinhos-divertidinhos e de preferência que não abordem problemas existenciais entre pais e filhos são mais bem-vindos!)

Eu contei pra minha irmã Helô e ela disse: dã, qual a graça? Vê o filme na televisão!” Jamais! A graça é justamente essa: sair de casa, passear, ter um pouco de lazer, ver filme na telona, encontrar outras pessoas na mesma situação, viver uma experiência diferente com a Tetê. Tem muuuuuito mais graça do que ficar em casa! Vamos combinar!

Aliás, a Maria Teresa A-D-O-R-O-U a experiência. Acho que ela nunca imaginou ver uma coisa tão grande e iluminada como uma tela de cinema! E como a sala é escuríssima, ela dormiu muito! Que felicidade!

Aqui em Brasília tem sessão a cada 15 dias, nas terças-feiras. E também vai ter sessão um sábado por mês,  pra alegria do Dani. Além de Brasília, tem Cinematerna em várias capitais e algumas cidades do interior de SP. Quem se cadastrar no site pode votar em qual vai ser o próximo filme!

Dessa primeira vez, eu fui de mochila (mais prática pra carregar) e bebê conforto. Da próxima vez, manterei a mochila, mas levarei o carrinho de bebê. Isso porque a Maitê já está bem pesadinha (4,6 kg na balança da farmácia, de roupa)!

A autoestima sobe bastante com esse tipo de eventos! E o que ainda caindo por aqui são os meus cabelos! Foi só falar no Facebook da Vânia que o meu cabelo caía pouco e ele começou a cair loucamente! Estou usando shampoo antiqueda e comendo castanhas, pra ver se minha juba segura a onda! Mas devo passar a tesoura em breve, afinal, ninguém merece a cabeleira que está se espalhando por aí…

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Cinematerna

  1. naideladeira disse:

    Puxa!!!q legal esse cinema…qdo tive o Pedro ñ sabia q existia…a gente fica mto presa dentro de casa qdo eles são pqnos e é mto bom poder curtir um cineminha mesmo se for um filminho chatinho…só de sair da toca e ver outras pessoas e situações parecidas e diferentes da nossa já uma experiência e tanto!!!Legal vc ter tido essa na sua vida!!!Parabéns!!!

  2. Luíza Diener disse:

    é demais fazer programa a dois, só mãe e filha(o), né?

    também curti mto qdo fui só com o benji ao cinematerna. e depois rolou bate papo no marietta café (teve? vc foi?)

    ah, e tenho minhas dúvidas se adianta shampoo antiqueda (pq combate a quebra, não a queda em si) ou comer castanhas. é hormonal. mas não custa tentar, né?

    no próximo nós vamos também. aguarde!

  3. Luiza disse:

    Lidia,

    O Cine Belas Artes, em São Paulo, também tem sessões para mães e pais com ciranças pequenas. Se não me engano a sala é levemente iluminada e som mais baixo – na minha opinião, deve ser na altura ideal para qualquer pessoa poder curtir um filme sem sair com o ouvido zunindo.

    beijos !

  4. Ligia disse:

    Nós somos fãs, e desde as sete semanas de Cora vamos, sempre, sempre, até esta terça-feira, 18, a última antes da pequena completar 18 meses. Neste tempo todo, estiveram conosco avós, papai, amigas babonas… E claro que no começo eu ia por causa do filme, mas depois que ela começou a sentar, engatinhar, caminhar e correr eu continuei indo, claro, mas principalmente para encontrar as amigas no café pós sessão, porque filme que é bom… via só uns pedacinhos! Vovó da Maria Teresa: uma boa notícia é que tem Cinematerna bem pertinho de vocês, no shopping Market Place (às quintas) e no Morumbi (mensalmente, aos sábados). Beijo pra pequenita mais risonha da Asa Norte!

  5. Deinha disse:

    Oi Li,

    Eu fui várias vezes com o Arthur e sempre nos divertimos muito. Quando eles são bebes é bem mais fácil. Depois que começam a engatinhar, e andar, a gente perde uns pedaços do filme, porque sai correndo atrás deles rsrsrsrs. Mas é mesmo uma delícia. Sentiremos saudades destas idas ao Cine, porque agora ele tem mais de 18 meses. Super recomendo!!!

  6. Vania disse:

    Lídia!!!
    Como já falei no face, tb ameeei a experiência do Cinematerna! E o legal é que todas as mamães vem conversar, fazer amizades… Acho que a necessidade de conversar é tão grande que ninguém se dá o luxo de ter vergonha! rs
    Aqui em SP tinham duas fotógrafas na porta, tirando fotos que depois mandarão por e-mail gratuitamente. Amei!
    Ah! E quanto aos cabelos, descobri uma lojinha linda de perucas perto da casa da minha mãe… rsrs … O jeito é levar na esportiva e curtir nossos filhotes!
    Estou ansiosa para conhecer a Tete!!!!
    Beijoss

  7. Tathy disse:

    Oi Lidia. Adorei seu blog. Sou amiga das meninas: Luíza, Lia e Paloma. A Lia quem me passou o link do seu. Tmb tenho um bb prematuro de 35 semanas. Sua Maria Teresa é lindaaaa demais. Depois, se quiser, passar lá pra conhecer meu bloguito.

    Bjssss

Deixe um comentário

