Estimulação precoce 2: dicas mais específicas para bebês de 0 a 6 meses

Algumas dicas mais específicas:

colocar de bruços

durante o dia, por algum tempo. Assim ele vai fortalecer a musculatura do pescoço e das costas. Para depois se arrastar, rolar, sentar, engatinhas, ficar de pé e andar. A Teresa não gosta muito, aí nós aprendemos formas de fazer esse tempo render:

– colocar um espelho para ela se olhar. Quando ela começou a gostar de espelho, lá pelos 3 meses, essa tática ajudou bastante. Até hoje ela ri pro espelho e fica se admirando um tempo antes de cansar

– brinquedos sonoros: desde chocalhos até esses pisca-pisca cheio de botões, todos servem para distrair o bebê

– massagem: passar o dedo na linha da coluna, desde a nuca até o cóccix, e dar leves tapinhas na mesma direção, para diminuir o desconforto

– travesseiro anti-refluxo ou rolo de tecido: ajudam a deixar os braços mais confortáveis, e assim focar o exercício no pescoço e nas costas. Coloca o bebê apoiado neles

Não é bom deixar dormir de bruços, especialmente quando não tiver algum adulto supervisionando, por causa do risco da morte súbita no berço. Mas se puder ficar olhando, deixe um pouco de bruços, pra ele/a acostumar!

estímulos sensoriais

Para ajudar a desenvolver os sentidos, é bom:

– móbiles – preto e branco nos primeiros meses, coloridos mais para frente

– músicas

– tecidos de variadas texturas

equilíbrio

é bom balançar o bebê para ele treinar o equilíbrio. Note que eu não disse CHACOALHAR! Se você quiser chacoalhar, pode também, e eu faço isso às vezes, mas não é disso que eu estou falando aqui.

Falo do balanço como da rede, da cadeira de balanço, do nosso caminhar, um balanço mais suave. Faz bem para os babies. Pra treinar o labirinto – e não ter labirintite!

posição sentada

sentados, os bebês têm uma visão mais panorâmica do mundo. Este mundo que eles estão tão curiosos por conhecer! Depois que o pescoço começa a ficar firme, é bom colocar o bebê sentado sobre o seu braço (e apoie o peito dele com o outro braço!) e deixá-lo explorar o mundo!

À medida que o bebê vai ficando mais firme, pode colocá-lo sentado em “cadeirinha” no seu braço – apoiando as costas no braço.

 

Teresa de cadeirinha no colo da tia-bisa Wanda, no Rio

Também pode colocá-lo sentado no meio das pernas, apoiado em você.

Maitê apoiada na bisa Terezinha

Aprendi que o ideal não é colocar o neném sentado, mas sim ensiná-lo a sentar. Quando estiver deitado, puxe-o pelos braços até chegar à posição sentada. Deixe uns segundinhos e depois deite de novo. Não é bom fazer isso muitas vezes seguidas, pra não forçar demais a coluna e os braços. É só um pouquinho de abdominal! Aqui em casa fazemos 3 vezes e chega!

Quando o bebê já estiver mais firme, estiver desencostando de você, vale segurá-lo pelos quadris para ele ir se soltando. De novo, não por muito tempo.

Diz-se que enquanto o bebê não dá conta de engatinhar, não é bom estimulá-lo a ficar em pé, porque força o joelho em uma posição errada.

ensinando a rolar

A professora da Tetê na estimulação precoce disse que não é necessário ensinar a rolar, porque os bebês sempre aprendem isso sozinhos. E aliás, a grande vantagem não é rolar, é ele ficar de bruços o maior tempo possível!

Agora, quando o bebê estiver rolando, ensine-o a esticar o bracinho que fica embaixo, para não ficar preso sob o corpo.

ensinando a pegar e a esticar o braço

O bebê precisa treinar fazer o movimento de pinça com os dedos, o famoso “polegar opositor”. Para começar, o ideal são brinquedos mais molinhos, como os da Floc, que existiam já na nossa infância, ou de silicone.

Para a Teresa, é um desafio fazê-la esticar o braço – pra pegar, e mais pra frente vai ajudá-la a se arrastar. O exercício é colocar o brinquedo sempre um pouquinho mais longe do que ela está disposta a esticar o braço, e com isso, vamos nos superando dia após dia. O móbile da cadeirinha de balanço e outros do berço têm ajudado bastante! Também ajuda fazer a massagem da shantala. E o exercício de esticar o braço dela e ficar abrindo e fechando.

concentração

Dizem que bebês prematuros têm especial dificuldade em se concentrar… Tem algumas coisas que ajudam o bebê (todos eles, não só os prematuros) a se concentrar no que está fazendo. A primeira é não oferecermos um excesso de estímulos:

– não ligar a TV, o telefone e amamentar ao mesmo tempo, por exemplo (a Tetê não se incomoda em ter algum desses elementos enquanto ela mama, mas só um de cada vez!);

– não expor o bebê a ambientes excessivamente ruidosos;

– oferecer um brinquedo de cada vez. Deixar o bebê brincar com esse brinquedo até cansar, e aí sim oferecer outro;

– a professora da Tetê fala também que manter os pés apoiados ajuda na concentração. Nós procuramos prestar atenção nisso especialmente nos momentos em que ela está sentada. Pode apoiar na cadeira em que o adulto está sentado, no próprio adulto ou no chão!

Bom, é isso, gente! Por enquanto isso é tudo o que eu já aprendi! Quando adquirir novos conhecimentos, compartilho com vocês!

PS – nesse post fazemos uma homenagem à pequena Alice, que nasceu (prematura) este fim de semana e ainda tem uns dias de UTI pela frente! Estamos com você e sua família em oração!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para Estimulação precoce 2: dicas mais específicas para bebês de 0 a 6 meses

  1. lia disse:

    Legal. Muita gente acha que pra deixar o bebê “mais inteligente”, quanto mais estímulos, melhor. A epidemia de hiperatividade não parece ser mera coincidência…

  2. Tathy disse:

    Gostei e sem saber estimulei o Rafael direitinho. Agora ele se arrasta pela casa toda, parece até um paninho de chão ambulante. Bj

  3. Como são importantes os estímulos e o amor aos nossos pequenos! Delícia esse teu post, tudo muito bem informado, com muito carinho. Só quem é mãe de UTI pra entender a aflição que dá quando percebemos o atraso no dsenvolvimento dos nossos filhos e em contrapartida a imensa alegria de ver cada conquista deles, não é? A bisa é uma fofa, estou apaixonada por ela… E muita saúde pra pequena Alice, que ela ensine a mamãe a ser paciente como a Heloísa me ensinou! Adoro passar aqui; beijos com carinho, Cleide e Heloísa.

    http://www.closetdahelo.blogspot.com

  4. Não sei se meus comentários estão indo… Amei o post; flor! Beijos.

  5. Essa bisa é uma fofura! E que a Alice ensine a mamãe dela a ser paciente como a Heloísa me ensinou… Mil beijos com carinho.

  6. Webfilhos disse:

    Que dicas valiosas!
    E que texto lindo, muito útil para as mamães!

    A equipe da Webfilhos a parabeniza pela iniciativa do blog e pelas grandes sugestões e dicas colocadas aqui!

    =D

  7. lis disse:

    sou mãe de dois meninos (gemeos) prematuros,eles estão no programa da estimulação precoce dogdf, estou amando!!!!! e aprendendo muito.

  8. Pingback: Maria Tereza Paulino

  9. Josci disse:

    Super legal as dicas! Tenho um bebê de 3 meses, caminhando pra 4 e ele tem indicação para 10 sessões de estimulação precoce, mas em minha cidade é super difícil achar vaga… enquanto isso, vou ajudando ele com as dicas desse maravilhoso blog. Parabéns!

  10. marisa neves disse:

    amei as dicas meu bebê tem 6 meses e é prematuro de 31 semanas graças a deus ele já sentando com apoio… bjs

  11. Informações sobre exercícios para prematuros!!!!
    Obrigado

  12. Janete Dantas disse:

    Ola querida, suas dicas tem me ajudado muito pois tenho uma filha especial estou vendo um resultado otimo na minha bonequinha.

  13. Janete Dantas disse:

    ´´MARAVILHA´´ minha bebe com 5 meses esta pegando os brinquedos dando sussurros para seu reflexo no espelho esticando bem os bracinhos com o pescoço bem firme quando fica sentada. Mesmo com down e cardiopatia congênita ela responde a tudo q fazemos com ela.

  14. Anne suelen disse:

    olá tenho uma bb de 6 mêses e costumamos, eu e meu esposo, a estimulá-la.. amei as dicas estamos praticando e agora vamos aperfeiçoar! obrigada.. parabéns pela iniciativa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s