Aprendizados recentes: a seca, a gripe e a prisão de ventre

Nos últimos tempos, aprendi algumas coisas que acho que podem ser úteis pras amigas-mães, por isso resolvi compartilhar por aqui. Dicas de uma mãe de brasiliensezinha…

Seca

O melhor remédio é água, muita água! Serve também suco, leite materno, até uns chazinhos naturais eu deixei a Tetê lambiscar.  Fora isso, usei toalhas levemente molhadas na cama dela, quando a seca começou a pegar. Mas depois que eu soube que de dia é mais seco que à noite, deixei pra lá. Também passei a usar hidratantes e óleos na pele dela, e até um protetor solar de vez em quando…

Gripe

A Tetê gripou assim que entrou na escolinha e assim ficou por mais de um mês. Às vezes melhorava um pouco, mas era só virar o tempo e ela piorava de novo. Usamos:
– vitamina C em forma de sucos, principalmente laranja (lima ou mesmo pera, misturada com água em proporção meio-a-meio)
– água, muita água
– soro fisiológico no nariz, pra ajudar a escorrer – o Maresis é fantástico para isso! Tem um jatinho anatômico para nariz de bebê! E de adultos também…
– óleo de amêndoas, para o nariz ressecado: por dentro e por fora. Aliás, óleo de amêndoas é um santo remédio! O nariz dela nunca ficou detonado!
– fraldinha: é melhor do que papel pra limpar o nariz escorrendo
– Oscillococcinum: homeopatia que o pediatra passou para a Tetê tomar. Pode ser usada como prevenção ou tratamento. Quando a Tetê começou a tomar é que passou a gripe! (consulte o seu pediatra!)

Prisão de ventre

A melhor coisa é mudar a alimentação. Peguei em neste site uma lista de alimentos que prendem e que soltam o intestino, vejam:

Alimentos que prendem o intestino

Arroz, Mandioca, Bolacha água e sal, Cará, Cenoura cozida, Caju, Biscoito, Gelatina, Pão branco, Maçã, Banana prata, Banana maçã, Maisena, Batata salsa (mandioquinha, batata baroa ou cenoura amarela), Limão, Goiaba sem casca, Batata.

Alimentos que soltam o intestino

Mamão, Abóbora, Almeirão, Pão de centeio, Repolho, Jaca, Laranja, Abacate, Banana nanica, Tomate, Uva, Aveia, Melão, Amendoim, Arroz integral, Pão integral, Macarrão integral, Pepino, Figo, Couve, Espinafre, Ervilha, Ameixa, Vegetais folhosos, Melancia, Lentilha, Pimentão, Alface, Agrião, Iogurte, Feijão, Jiló, Manga, Vagem, Milho, Abacaxi.

Alimentos que provocam gases

Agrião, Acelga, Cebola, Alho, Brócolis, Couve, Jabuticaba, Melão, Melancia, Condimentos, Ervilha, Feijão, Lentilha, Grão-de-bico, Milho, Pimentão, Pimenta do reino, Repolho, Rabanete, Batata doce, Leite, Queijos temperados, Refrigerantes, Chocolate, Abacate, Nozes, Ovos, Peixe, Mostarda, Nabo, Beterraba.

Fora isso, também vale:

– chá de ameixa todos os dias! (deixar a fibra, claaaro!)
– aumentar o azeite na comida
– colocar linhaça moída na comida
– cortar o ferro (no caso da Tetê, cortamos o suplemento férrico – graças a Deus! aleluia! – e nada de carne vermelha)
– passar óleo de amêndoas no bumbum
– em ultimíssimo caso, usar o supositório glicerinado pediátrico, se o pediatra autorizar

É isso! Espero ter sido útil! Tetê, fica registrado como dica pra você usar com seus filhos, tá? Você pode falar: “no meu tempo, era assim!”

PS – falando em dicas brasilienses, tá rolando este mês aqui no CCBB de Brasília o festival internacional de teatro de bebês! Nós fomos e amamos! A Tetê ficou vidrada na atriz! Não perca! Reserve já o seu ingresso!

PS 2 – Falando em dicas, se alguém quiser me ensinar a lidar com bebês vomitando, tô aceitando. Tetê passou mega mal ontem, fomos parar no hospital. Pode ser virose ou… dente! Ai meu Pai!

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Aprendizados recentes: a seca, a gripe e a prisão de ventre

  1. Soraia Duarte disse:

    Olá Lidia, conheci seu blog através de uma conversa sua com minha sogra lá no hospital Santa Luzia, minha filhinha está lá na UTI Neo, a história dela é parecida com a da Teresa. Quando completei 7 meses fui para minha consulta de pré natal e tomei um susto ao descobrir que estava com pressão alta, meu médico se preocupou e a partir dali comecei uma rotina tensa com exames de doppler de 3 em 3 dias, remédios para controlar minha pressão e idas ao médico 2 a 3 vezes por semana. Ao contrário da Teresa, Helena, que é o nome da minha filhinha, não chegou a ter centralização, mas já tinha parado de crescer desde a vigésima nona semana devido a incisura bilateral que reduziu bastante a passagem de sangue para a placenta, e eu já estava na trigésima segunda de gestação. Tomei duas belas injeções de corticóide para preparar o pulmãozinho dela, os dias foram passando e nada da minha pressão abaixar, portanto a centralização a qualquer momento estaria acontecendo, passei duas semanas muito tensas, não só eu, mas todos que estavam ao meu redor. No dia 28/07, meu médico, meu marido e eu optamos por interromper a gestação pois eu estava como uma bomba relógio podendo explodir a qualquer momento e acontecer o pior comigo e com a Helena. Nesse mesmo dia minha filhota nasceu as 22h27 com 1,255 Kg e 39,5 cm nos surpreendendo também com índice de apgar 9 chorando bem alto, linda e perfeitinha. Devido ao peso e ao tamanho ela está lá, hoje fazem 12 dias que nasceu e está bem, pois já respira sem nenhum aparelho, já foi retirada a pariental e está somente com a dieta, só come e dorme, todos os dias a tarde e a noite estamos lá… seja eu com minha sogra, com meu marido, com amigas. Sempre tento chegar mais cedo para ordenhar, tenho feito isso em casa e essa hoje é a minha rotina, pedindo a Deus que logo logo ela saia de lá e venha pra nossa casa, não só eu e meu marido, mas os irmãos e toda nossa família estão esperando por esse dia. Parabéns pela Teresa (ela é linda), parabéns pelo blog e principalmente por essas crianças lindas que nos assustam com a chegada precipitada, mas tão guerreiras e vitoriosas.

    beijos… Soraia Duarte

    • lidianeves disse:

      Soraia!
      Logo mais, quando você menos esperar, já estará em casa! Se Deus quiser.
      Confie em Deus e deixe Ele fazer a parte dele.
      Estamos orando pela Helena.
      Se precisar de qualquer coisa – mesmo! – , estamos aqui.
      beijos!

Deixe um comentário

