Estimulação precoce 3: 6 a 9 meses (ou até engatinhar…)

De bruços, com a tia Carminha, da estimulação precoce, aos 6 meses.

Já escrevi lá atrás sobre estimulação precoce, que a Tetê faz desde os 5 meses mais ou menos.

Mas parei nos 6 meses de vida e é necessário continuar.

Talvez o fato de a Tetê ter demorado a engatinhar (na minha concepção! Em relação à idade corrigida ela estava ótima!) tenha motivado esta demora.

Mas fato é que ando muito orgulhosa das façanhas da nossa pequena, que se tornou um bebê engatinhante e agora, um bebê andante que ainda precisa de algum apoio.

Quando chegou a época de incentivar que ela se arrastasse, sabia que seria difícil, já que ela não gosta de ficar de bruços. Aí aprendi que num travesseiro em forma de triângulo como esse da foto aí em cima ela ficaria mais confortável. Depois de algumas flexões por dia, passamos a soltar os bracinhos dela pra baixo, pra não ter que fazer tanto esforço. Fomos incentivando que ela ficasse na posição (se olhando no espelho e/ou com brinquedos sonoros). Ela sempre reclamou, e nós tentando distraí-la. Outra opção é uma almofada de rolinho, pra colocar sob o peito. Assim o bebê vai durando mais de bruços. Como não tínhamos, às vezes dávamos apoio com as mãos mesmo, segurando-a pelo peito.

Outra atividade boa era colocá-la de bruços sobre um tatame, em cima de uma fralda, e apoiar o pé dela para ela arrastar. Fazíamos como se fosse um muro com a mão. Assim, quando ela forçasse o pé, encontraria uma resistência e iria para a frente. Isso sempre foi muito estimulante!

Sentada no sofá, felizona, com tia-prima Thaís e tia Helô (7 meses)

Nessa fase, acho que o mais importante é ter paciência e respeitar o tempo de cada bebê. Colocar a Tetê sentada (puxando-a de deitada para sentada pelos braços) também foi um importante incentivo para fortalecer a musculatura. A Tetê sentou no começo sendo escorada por almofadas e o sofá, depois foi se soltando aos poucos. Primeiro em cima do tapetinho, depois nesse chãozão de Deus!

Daí a Tetê entrou na escolinha e descobriu o bumbo. Ali ela ficava sentada com segurança e conforto! Pensei até em comprar um aqui pra casa, pra quem tem bebês de menos de 6 meses eu até recomendo… mas no nosso caso, o tempo passou e ele já seria desnecessário agora.

A minhoca de pano protegendo contra os tombos! (8 meses)

Na falta do bumbo, a minhoca de pano sempre foi uma boa companheira. Agora, a finalidade dela é como grade da cama da Tetê. Mas nessa época a que o post se refere, ele servia para escorar.

Outra coisa interessante é colocar o bebê sentado num lugar mais alto (tipo num banquinho baixinho ou no colo de alguém de pernas cruzadas), apoiando os pés no chão. Isso também serve para fortalecer a musculatura das costas.

E nem só de engatinhar vive um bebê nessa fase. É um período de aumentar a coordenação motora, de brincar com mais de um brinquedo de uma vez e, aos pouquinhos, ir batendo um no outro.

É tempo de lidar com várias coisas ao mesmo tempo (vários brinquedos, por exemplo) e de aprender a escolher. Tetê passou a pegar dois brinquedos e a bater um no outro, quando percebeu que saía som.

É tempo de imitar sons, caretas, gestos. E a diversão só aumenta!

E se o seu bebê, como a minha, não engatinhar nessa fase, não perca as esperanças e continue estimulando. Ajude-o a sentar, coloque-o de bruços, incentive-o a permanecer e lembre-se que há muito tempo pra tudo nessa vida.

Se alguém te pressionar, do tipo: “nossa! mas ele ainda não engatinha?!?!?!”, não se impressione. As pessoas não sabem direito o que dizem, não sabem se há uma idade certa pra isso e tentam puxar pela experiência delas próprias. Mas que podem muito bem ser diferentes das suas. Não se deixe pressionar! Há tempo para tudo…

E no final das contas, se o seu bebê não engatinhar, não é o fim do mundo. Ainda mais se você estimulou o fortalecimento da musculatura…

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Estimulação precoce 3: 6 a 9 meses (ou até engatinhar…)

  1. gabriela disse:

    estou começando a estimular meu baby. ele tem 3 meses e cada progresso é uma alegria!

    bjbjbj

    http://maeporacaso.spaceblog.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s