Bebê que anda, fala e diverte!

Agora eu só quero saber é de ficar em pé! Me segurem!

O último mês e meio foi de conquistas importantes no crescimento e desenvolvimento da Maria Teresa! O principal delas foi andar, sem dar as mãos, o que aconteceu no outro domingo, dia 6/11, aniversário da tia Nina, tia Maria Lidia e Marília. E nós em casa, após uma noite de febrinhas de dente.

A Tetê já estava querendo soltar da nossa mão havia um tempo, mas sempre que isso acontecia, ela acabava caindo. Andar sozinha é um passo (desculpem o trocadilho!) importante no desenvolvimento dela, que praticamente a iguala a outras crianças de sua idade, e dá uma independência incrível! Até então, a Tetê sempre chorava se ficava sozinha, mesmo que fosse por poucos segundos. Agora, já dura alguns minutinhos, risos. A meta agora é aprender a se virar em solos diferentes – mais ásperos, mais macios – e aprender e suplantar barreiras, como os brinquedos no chão e a grade de porta, quando aberta. Sim, ela já levanta o pé. Foi só eu falar que ela entendeu direitinho!

De mãos dadas, Tetê só quer saber de correr! Esse post foi sendo escrito em Canoas/RS, onde fomos visitar os tios da Teresoca – e descobrir que a prima vai ser uma menina! Teresa já gastou seus passinhos no Mercadão e no Cais do Porto, tanto na Feira do Livro quanto na Bienal de Arte do Mercosul. E, vale o registro, ficou doidinha com churrasco e tradições gaúchas, tanto dança quanto música!

Tio Fábio, tia Fernanda e a Prima, Tetê, mamãe e papai saboreando um churras do Rio Grande!

Além de andar, ela também melhorou a desenvoltura para sentar sozinha. Várias vezes eu chego no quarto e ela está sentada, na caminha. Qualquer dia ela nem nos chama, fica brincando sozinha e pronto! Ah, como eu sonho com este dia! Mas não reclamo, não. Afinal, de uns dias pra cá, ela resolveu dormir a noite inteira. Geralmente ela dorme tarde (22h30, 23h ou mais!), mas também tá acordando praticamente só dentro da escolinha! É o horário de verão que bagunçou a vida dela!

E de novo, não dá pra reclamar do horário de verão. Porque, como madrugante, eu sei que o horário de verão muda bem quando passa a amanhecer mais cedo. Eu vi o sol nascer às 5h várias vezes, e as cigarras gritarem, ai-meus-sais, antes de o horário mudar. Além do que, ano passado, com bebê recém nascida, só com horário de verão mesmo pra eu conseguir descer antes do sol das 10h! Agradeço muito a ele por existir!

Por falar em dormir tarde, desenvolvemos uma técnica pra Tetê deitar: usamos o “um dois três e já” aprendido na natação, para mergulhar, como incentivo pra ela mergulhar no colchão. Virou uma brincadeira familiar, que ela faz também no sofá! E ela fala! “Taaaaaaaaaaaaa”! Não entendeu? É já, pessoal!

Teresa anda apaixonada pelas novidades do quarto dela, pelos muitos presentes que ganhou, mas tem uma quedinha especial pelos livros. Chega no quarto e pede a caixa de livros. A gente conta pra ela umas cinco histórias seguidas e ela retribui, contando outas cinco (ou as mesmas, tanto faz!). Lê a Bíblia e muuuuitas histórias de bichinhos… o que levou à outra novidade…

Imitar os bichos!

Sim, mas de uma forma bem peculiar. Um pouco, porque ela imita segundo os sons que escuta – e tem um cachorro que dá risadas! Faz poucos dias que ela tentou ensaiar um au-au. Até então, o som do cachorro era hahaha! O som do leão , “uarrrgh”, ela faz “uh-uh”, soprando pra fora e pra dentro. A gente morre de rir, tentando entender de onde ela inventou este som! Parece um macaco! Aliás, este é o som pra todos os bichos que ela não sabe que som fazem!

E a língua do Ta-Te-Ti-To-Tu tá forte por aqui… Vejam só o nosso vocabulário avançado:

Ta – já

Te – quer, quero

Tetê – Tetê mesmo

Tô – achou, sentou ou fechou (hahaha! agueeenta)

Pa – qua quá (pato), ou então, sapo. Explico: são os 2 bichos de brincar na banheira, por isso a confusão…

Bo – bola, ou gol. Acreditem se puderem, a Tetê é doida com futebol! Tanto na televisão, quanto na vida real. Sai chutando qualquer bola que vê pela frente e… “booooo”! Tô fazendo meu lobby pra ela ser são-paulina!

Fora isso, a palavra favorita tem sido mesmo “papai”, que ela usa não só pro Dani, mas também para todos os animais machos que ela vê pela frente nos livros…

É isso, pessoal! No mais, andamos brincando muito com os brinquedos e livros que a Tetê ganhou de aniversário, ela adorou todos! E nós também adoramos os outros presentes – roupas, sapatos e utensílios bebezucos. Muito obrigada a todos!!!

Maria Teresa "e sua corte" no Clube da Imprensa, brincando na ressaca pós-aniversário!

Da próxima vez, pretendemos demorar um pouco menos… qualquer hora, aguardem mais novidades por aí… Um beijo, fofinhos, tchau!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Bebê que anda, fala e diverte!

  1. Paloma disse:

    Gente, me emocionei com a Tetê andando!! Como está fofa esta bebê caminhante!!
    Espero (re)vê-las em breve!
    Beijos

  2. Eliana disse:

    Delicia ver a Tete! Que Deus continue a abençoá-la! beijinhosssss

  3. Luíza Diener disse:

    eba! adorei vê-la andar pessoalmente!
    e que tagarela está essa menina, ein?
    mil conquistas que não param nunca mais!

    e só eu achei ela meio juscelina kubitschek nessa foto?

    bjs

  4. marcy disse:

    Ai que gostosa que ela tá caminhante. Peguei uma virose forte esses dias, então terei que passar uns tempos sem visitar sobrinhos e sobrinha. Ainda bem que eu a vi rapidinho no encontro das ministras. Tá muito linda andando. Bjocas. Vou insistir com o link das fotos do aniversário.

  5. gabriela disse:

    tá cada dia mais linda! e quantas novidades, né?

    bjbjbj

    http://maeporacaso.spaceblog.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s